domingo, 28 de março de 2010

Vamos descansar...

Amiguinhos estamos de férias!!
Tal como nós, aproveitem estes dias para descansar e brincar. Recuperem as energias, pois mais aventuras e descobertas nos aguardam!!
Páscoa

Uma manhã misteriosa!!!

Na sexta-feira foi uma manhã diferente e divertida.
Ouvimos e explorámos a história " O sapo e o estranho".
Mas no nosso pensamento estava sempre a dúvida " Quem é o nosso Amigo Secreto ??!!"A professora guardou segredo, mas foi dando pistas para descobrirmos ao longo da manhã .
Decorámos com trabalhos o painel da escola, dedicado à Primavera.
Jogámos a" Caça ao Ovo "- oferta de um ovo pela Associação de Pais. E finalmente... desvendámos o enigma . O nosso Amigo secreto é ... a Turma do 2º C . Demos os patinhos que fizemos durante a semana com muita amizade.
E chegou a nossa vez de recebermos também do nosso Amigo Secreto ... Os nossos amigos de sala- o 3º A - uma joaninha fofinha com ovinhos de chocolate.
É BOM TER AMIGOS!
"A ave constroi o ninho; a aranha, a teia; o homem, a amizade."
William Blake

quinta-feira, 25 de março de 2010

Uma visita à Quinta Agrícola da Paiã

No dia 24 de Março, a nossa turma foi de visita de estudo à Quinta da Paiã.
No inicio, nós fomos a uma sala onde deixámos as lancheiras. A seguir, fomos ver os porcos, que são uns animais muito espertos.
De seguida fomos aos póneis, demos uma grande galopada pelo estábulo gigante, onde eles galopavam muito depressa.
Aprendemos que as vacas, quando ainda são recém-nascidas, chamam-se vitelos e ficam numa jaula, tipo quarto deles, depois vão para outro lugar. Quando ficam mais crescidos já se chamam bezerros. Quando são adultos ficam noutro lado e são vacas ou bois. As vacas castanhas não dão leite chamam-se vacas de carga e são usadas para levar coisas pesadas.
As ovelhas eram umas comilonas comiam toda a erva que levávamos.


Os patos bravos, os gansos... estavam todos em fila, cada um na sua gaiola.
Dois cavalos decidiram ser tão engraçados que fugiram, o primeiro com a sua boca puxou o fecho para cima e depois começou aos pontapés à porta, o outro estava tão enervado de estar dentro da boxe, que fez a mesma coisa, no inicio, mas no fim tiveram de pedir ajuda a uma égua para ele resolver entrar lá dentro.
No fim ficámos todos tristes por irmos embora.
Nós adorámos a visita de estudo , foi o máximo !!

Texto escrito por : Vasco

quarta-feira, 24 de março de 2010

Uns verdadeiros artistas!!!



A Associação de Pais da nossa Escola fez uma actividade super engraçada - a pintura de um azulejo - para celebrar o Dia da Árvore e o Dia Mundial da Floresta . Depois desta actividade, na sala, lemos um texto dedicado à árvore e a partir dessa leitura fomos nós a presentear as nossas amigas, escrevendo frases a homenagear estes seres vivos. Aproveitámos as árvores do nosso recreio e pendurámos nos seus ramos as frases, como forma de dedicação e valorização a um ser tão importante e valioso para as nossas vidas.
  • "Uma árvore dá-nos energia, alegria..."
  • " As árvores são as casas dos passarinhos que cantam alegres nos seus ninhos."
" VIVA A ÁRVORE, VAMOS TRATAR BEM DELA!"

sábado, 20 de março de 2010

Está a chegar...


É Primavera!!!

Está a chegar a estação,
De todas, a mais charmosa,
Traz o perfume das flores,
Traz belezas como a rosa,
Deixa tudo mais bonito,
Desde a Terra ao infinito,
Torna a vida esplendorosa !!!

recados super legais

sexta-feira, 19 de março de 2010

Dia do Pai

O meu Pai

Pai sempre gostei de si,
sempre o amarei,
nunca o soltarei,
pode até sair,
mas nunca o esquecerei.

O meu coração
está aberto para lhe
cantar esta canção.
Porque está lá dentro uma grande emoção.

Poema escrito por: Suzete


Estes foram os presentes que fizemos para oferecer aos nossos pais, uma caixinha com um porta-chaves e um postal escrito com muito amor.

Feliz Dia do Pai.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Fomos inaugurar uma Exposição!!


Hoje dia 11 de Março, o 2º B e nós, fomos convidados a assistir à inauguração, no Centro de Exposições de Odivelas, da Exposição “Ó Vasco, tens cá disto ? O actor , o autor e o homem”, uma homenagem ao saudoso Vasco Santana.
Estava também a Presidente da Câmara Municipal de Odivelas , Susana Amador e Fernando Filipe que nos deu uma grande ajuda a conhecer melhor o grande actor.
Esta exposição foi cedida pela Sociedade Portuguesa de Autores e encontra-se inserida nas comemorações do Dia Mundial do Teatro. Encontrámos várias fotos, cartazes de peças de teatro nas quais o Vasco Santana participou. Fomos também conhecer o seu camarim.

Foi uma visita interessante e muito educativa.

terça-feira, 9 de março de 2010

Hora do Conto

Na tarde do dia 9 de Março, a nossa turma foi à Biblioteca Municipal D. Dinis. Pelo caminho passámos pelo Jardim da Música, vimos o Cruzeiro, as casas velhas e ruas estreitinhas...

Quando chegámos à Biblioteca, a guia apresentou-se e começou por dizer as regras: não fazer barulho e arrumar os livros no cesto quando acabamos de ler. A Sandra mostrou-nos a sala dos adultos com muitos livros e computadores., ficámos a saber que podemos levar, por alguns dias, livros para casa, mas não são todos. De seguida fomos conhecer uma senhora cega que nos ensinou o alfabeto e os números em Braille, parecia que estava a ver, porque tocava nas coisas sem se enganar e sabia escrever, fizemos um jogo com ela para tentar adivinhar as palavras que ia escrevendo.

Por fim chegámos à última sala , a sala infantil, que estava com uma decoração incrível em que parecia mesmo estarmos na praia, à porta estavam umas algas, uma ponte e um barco de piratas atracado. Havia um estendal com roupa suja, umas cuecas com corações. Livros espalhados pela praia, um barril e um garrafão... Pelo chão havia caveiras .

E foi neste lugar que ouvimos a História do Cuquedo e outra sobre uma velhinha ( que era tão velha que nem sabia quantos anos é que tinha, mas era muito esperta) o seu neto e um ladrão.

Gostámos muito da forma como foram contadas as histórias e no fim deram-nos uns chapéus de pirata para decorarmos.

Gostámos muito desta visita e esperamos voltar, porque foi muito fixe.

Texto colectivo

domingo, 7 de março de 2010

8 de Março - Dia Internacional da Mulher

Neste dia, tão importante, aqui fica a minha homenagem a todas as Mulheres do Mundo.